A nova "pilha" de livros dos alunos do ensino médio brasileiro não para de aumentar. Entre as últimas aquisições, estão obras sobre cultura indígena, filosofia, direitos das crianças e dos idosos e até mesmo regras de trânsito. Mas estes novos conhecimentos estão a prejudicar o mais importante: as disciplinas de base, como português e matemática. E o desprestígio destas matérias foi apontado por 68% dos brasileiros, como mostra a pesquisa Ibope/CNI Retratos da Sociedade Brasileira.
Os estudiosos que defendem as novas disciplinas nos currículos escolares argumentam que a prática dá aos estudantes mais condições de integrar mais áreas do saber para a compreensão do mundo. Mas a exigência de disciplinas pode prejudicar a qualidade do ensino, de acordo com Cláudio de Moura Castro, especialista em educação e colunista de VEJA. “A regra básica da educação é ensinar menos para o aluno aprender mais”, afirma Castro.
Para garantir lugar às novas matérias, por exemplo, é preciso suprimir o tempo destinado ao português e à matemática. “O currículo já é duas vezes maior do que deveria ser. Ninguém consegue aprender tudo o que é ensinado hoje numa sala de aula”, diz o especialista.
Para Castro, só há um caminho para a qualificação plena do ensino nacional. “O excesso do conteúdo tem de ser retirado dos livros e o número de disciplinas tem de diminuir”, afirma. A regra, então, é simples e uma só: para cada disciplina que entra, outra sai. Não entram na lista de trocas, no entanto, português, matemática e ciências - consideradas essenciais. “É o conteúdo que os jovens vão usar quando saírem da escola”.
The new stack of books of Brazilian high school students continues to grow. Among the recent acquisitions are works on Indian culture, philosophy, rights of children and the elderly and even traffic rules. But this mass of knowledge is playing corner for the most important: the basic disciplines, such as Portuguese and mathematics. And the prestige of these materials was reported by 68% of Brazilians, as research shows Ibope / CNI Portraits of the Brazilian Society, released on Friday. The scholars who advocate the adoption of new subjects in school curricula argue that the practice gives students better able to integrate more areas of knowledge for understanding the world around them. But the overcrowding of disciplines in the curriculum can indeed impair the quality of education, according to Claudio de Moura Castro, education expert and columnist for SEE. "The basic rule of education is to teach the student less to learn," says Castro. To ensure room for new materials, for example, it is necessary to suppress the time for the Portuguese and mathematics. "The curriculum is already twice the size it should be. Nobody can learn all that is taught today in the classroom, "says the expert. For Castro, there is only one way for the full qualification of national education. "The excess of the content has to be removed from the booklets and the number of subjects taught must decrease," he says. The rule, then, is a simple one: for each discipline that comes in, one out. Do not make the list of changes, however, Portuguese, mathematics and science - seen as essential. "It's content that the young will actually use when you leave college."
Sem comentários:
Enviar um comentário