Foi-se o tempo em que, para aprender, os alunos só podiam recorrer a livros, cadernos e apostilas. Hoje, mais do que nunca, os estudantes podem usar várias ferramentas que facilitam a assimilação de conteúdos — e isso vale para todas as idades.
Quais os tipos de tecnologias digitais na educação?
Um dos maiores exemplos de tecnologias digitais na educação são as plataformas — ambientes digitais onde os alunos entram para assistir a videoaulas (gravadas e ao vivo), acessar biblioteca virtual, participar de chats e fóruns, fazer exercícios etc.
Tudo isso é o que faz com que muitos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, possam ser ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD).
Além desses exemplos, também existem o Google Meet (para realizar videochamadas), o Google Acadêmico (que reúne artigos científicos), dentre outras plataformas.
Vale destacar que até jogos têm sido usados como tecnologias digitais para o aprendizado de crianças e jovens, em abordagens de gamificação na educação.
Tecnologias digitais de informação e comunicação
A difusão de informações e a comunicação também são contempladas com as tecnologias do digital. Aqui estão alguns exemplos gerais de ferramentas que somam para o conhecimento e a troca de informações:
smartphone;
tablet;
notebook;
e-mail;
aplicativos de mensagens instantâneas;
aplicativos de videochamadas;
fóruns;
chats;
dentre outros.
Aqui, vale o destaque para redes sociais e plataformas de vídeos, como o Instagram e o YouTube, em que cientistas e profissionais, no geral, compartilham suas ideias, descobrimentos e, assim, somam ao conhecimento de bilhões de pessoas.
Uma prova disso é que, durante a pandemia causada pela Covid-19, essas tecnologias digitais se mostraram ainda mais importantes.
É que, com o distanciamento social, umas das poucas formas de se manter informado e entender aquela realidade era justamente por redes sociais e plataformas de vídeos.
Nesse contexto, muitos cientistas, como biólogos e infectologistas, ganharam uma repercussão enorme, ao explicarem, por meio de lives no YouTube, os possíveis rumos de uma pandemia.
Para as empresas, essas ferramentas também são de extrema importância, independentemente da época e do contexto. Por exemplo, uma loja de roupas pode divulgar vídeos com dicas de estilo, além de postagens a respeito de novidades da loja nas redes sociais.
Resumindo: essas formas de divulgar informações ajuda a criar mais identificação com o público-alvo, como uma forma de estratégia de marketing omnichannel. Logo, fica mais fácil fidelizar clientes e, ainda, atrair novos interessados nos negócios.
Gone are the days when students could only rely on books, notebooks, and handouts to learn. Today, more than ever, students can use various tools that facilitate the assimilation of content—and this applies to all ages.
What are the types of digital technologies in education?
One of the greatest examples of digital technologies in education are platforms—digital environments where students access to watch video lessons (recorded and live), access virtual libraries, participate in chats and forums, do exercises, etc.
All of this is what allows many technical, undergraduate, and graduate courses to be offered through distance learning (DL).
Besides these examples, there are also Google Meet (for video calls), Google Scholar (which compiles scientific articles), and other platforms.
It is worth noting that even games have been used as digital technologies for children and young people's learning, using gamification approaches in education.
Digital Information and Communication Technologies
The dissemination of information and communication are also covered by digital technologies. Here are some general examples of tools that contribute to knowledge and information exchange:
smartphone;
tablet;
laptop;
email;
instant messaging apps;
video calling apps;
forums;
chats;
among others.
Here, it's worth highlighting social media and video platforms like Instagram and YouTube, where scientists and professionals, in general, share their ideas and discoveries, thus adding to the knowledge of billions of people.
Proof of this is that, during the COVID-19 pandemic, these digital technologies proved even more important.
With social distancing, one of the few ways to stay informed and understand the current situation was through social media and video platforms.
In this context, many scientists, such as biologists and infectious disease specialists, gained enormous attention by explaining the possible course of a pandemic through YouTube livestreams.
For businesses, these tools are also extremely important, regardless of the time or context. For example, a clothing store can publish videos with style tips, as well as posts about the store's new arrivals on social media.
In short, these ways of disseminating information help create greater identification with the target audience, as a form of omnichannel marketing strategy. Therefore, it becomes easier to retain customers and also attract new business stakeholders.
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